• Puxadores e Cia

Atualize-se sobre projetos de PPCI

Venha se capacitar para execução de projetos de PPCI. Participe do curso, organizado pela @gsarquittetura que vai acontecer no espaço Open Mind de nossa loja. DATA DO EVENTO: 7/3 e 14/3.

Entre em contato para garantir sua vaga: https://www.instagram.com/gsarquittetura/


Leia abaixo um conteúdo de introdução sobre PPCI, que será aprofundado no curso:

- O que é PPCI?

PPCI significa: Plano de Prevenção e Proteção Contra Incêndio. Este plano consiste em um projeto elaborado por responsável técnico habilitado, onde serão previstas medidas de segurança contra incêndio necessárias para a edificação. Há uma legislação específica no Estado do Rio Grande do Sul que deve ser seguida. (Lei Complementar 14.376/2013 e suas atualizações).


- Qual objetivo do PPCI?

O PPCI tem como objetivo preservar e proteger a vida dos ocupantes das edificações, em caso de incêndio, estabelecendo um conjunto de medidas eficientes de prevenção contra incêndio. Estas medidas visam dificultar a propagação do incêndio, preservando a vida, reduzindo danos ao meio ambiente e ao patrimônio. Assim, podemos concluir que o PPCI traz segurança para o patrimônio, para os ocupantes, para a sociedade e também para os próprios bombeiros.


- Quem precisa de PPCI?

Todas as edificações precisam de PPCI, exceto: edificações de uso residencial exclusivamente unifamiliares; residências exclusivamente unifamiliares localizadas em edificação com ocupação mista de até 2 (dois) pavimentos, desde que as ocupações possuam acessos independentes; empreendedor que utilize residência unifamiliar, sem atendimento ao público ou estoque de materiais.

Ou seja, a maioria das edificações possuem obrigatoriedade em encaminhar o PPCI.

Todas as empresas que necessitarem Alvará de funcionamento e localização junto a SMIC, será obrigatória a apresentação do Alvará de PPCI (APPCI) para obter seu licenciamento.


- Vi que preciso de PPCI, como devo proceder?

Recomendo que você procure um profissional habilitado que possua experiencia na área. Arquitetos ou Engenheiros, ambos são aptos para elaborar PPCI.


É importante destacar que há diversas classificações de PPCI (PPCI, PSPCI, CLCB), inclusive modalidades que não necessitam de profissional habilitado para elaborar, entretanto minha recomendação é que sempre seja consultado um Arquiteto ou Engenheiro para receber o melhor auxílio sobre o assunto. Destaco que é uma situação onde vidas estão em risco, seja responsável e consciente.


Post em parceria com @gsarquittetura

0 visualização
FALE CONOSCO

 

Conta pra gente o que está buscando. Trabalhamos com vários projetos especiais e com certeza poderemos lhe ajudar.

Envie sua mensagem abaixo:

  • Facebook
  • Instagram
Site desenvolvido por: